Os vereadores do Município de Itapema Huan Back (PSD) e João da Farmácia (PSL) protocolaram para leitura na Sessão desta terça-feira (04) na Câmara de Vereadores do Município, o Projeto de Lei que prevê multa aos pacientes que não justificarem ausência na aplicação da vacina contra o coronavírus. O Projeto, que pode virar Lei se aprovado pelos demais vereadores e sancionado pela Prefeitura, visa inibir o desperdício das vacinas causadas pela falta de comparecimento aos agendamentos para vacinação, que em Itapema pode alcançar de 25% a 30%.
Antes da criação do Projeto de Lei os vereadores buscaram acompanhar de perto o processo de vacinação e entender a situação. O secretário de saúde do Município de Itapema, Alexandre Furtado Kons dos Santos, explicou que o Município tem enfrentado dificuldades ao longo da vacinação com as ausências. “A ausência dos pacientes já é um padrão observado nas consultas e exames ao longo do ano. Iniciamos a vacinação com agendamentos e constatamos uma ausência de 25% a 30%, optamos então pela distribuição de senhas, que tem contribuído para o comparecimento” – explica o secretário.
A proposta é que a multa para quem não justificar a ausência no momento da aplicação da vacina ao menos 48 horas antes do horário previsto seja de 51 UFRM, equivalente a R$201,96.
É importante ressaltar que a vacinação não é obrigatória, a proposta é que a multa seja aplicada apenas para pessoas que agendarem a vacinação e não comparecerem.
(Fonte: Assessoria vereador Huan Back)
Adicionar Comentário