Quem Conta um Conto
Público vai se encantar com a narração de contos por meio da voz, instrumentos e artefatos de conexão com histórias, brincadeiras e canções
Como surgem as coisas do mundo pela visão de contos populares, indígenas e adaptação livre de texto literário. Este mundo lúdico será narrado pela contadora de histórias Bell Bandeira no espetáculo Como Surgem os Seres e as Coisas. Esta apresentação está disponível na programação da Semana Nacional do Livro Infantil edição Bombinhas, dia 18 de abril, às 10h e às 13h30, e faz parte do projeto Quem Conta um Conto.
Bell Bandeira vai apresentar também contação de histórias As Vozes da Floresta, no dia 20 de abril, às 10h. O espetáculo traz cantos e lendas indígenas que mostram como os povos originários das terras brasileiras enxergam e se relacionam com a terra, a vida, a natureza e o ser humano.
No dia 19 de abril, às 10h e às 13h30, uma seleção de contos populares que narram as peripécias de personagens distraídos e divertidos será contada pelo artista Emiliano de Souza, no espetáculo Entre Sabido e Bocós. Cada personagem tem uma forma diferente de lidar com as provocações da vida. Alguns deles são espontâneos, outros ingênuos e uns são atrapalhados que só vendo!
Já no dia 20 de abril, às 13h30, a simpática Ana Cigana entra em cena interagindo com o público, brincando e cantando. Por onde passa, Ana aprende e guarda nos bolsos de sua saia todas as músicas e histórias que encontra em suas viagens. A personagem ganha vida pela interpretação da artista Sandra Baron.
Além dos espetáculos, o projeto Quem Conta um Conto vai oferecer o workshop Ciranda de Xita, ministrado pela musicista Bell Bandeira, dia 18 de abril, às 18h30. A oficina vai focar na experiência, pesquisa e proposta educacional da música.
Faz parte da programação também o workshop Imaginar, Preparar e Contar Histórias, ministrado pelo contador de histórias Emiliano de Souza no dia 19 de abril, às 18h30. Nesta oficina, o artista abordará sobre seleção das histórias, preparação, uso de recursos sonoros, visuais, corpo e voz durante a narração.
Atriz e idealizadora do projeto, Sandra Baron, explica que o propósito dos espetáculos é despertar e incentivar o gosto pela leitura por meio da contação de histórias e correlação das narrações orais com os livros. “De forma lúdica, o público é instigado à leitura e conhece momentos de nossa literatura, podendo conhecer e se inspirar em livros que estão em nossas bibliotecas”, ressalta a artista.
O projeto Quem Conta um Conto é uma realização da Cia Sandra Baron, produção da Mídia F Produção Cultural e patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2021. A classificação é livre.
Inscrições
Os workshops acontecem na Casa de Cultura Piana do Crivo (Rua Primavera, 28, Morrinhos). Podem participar pessoas maiores de 18 anos, educadores, recreadores, arte-educadores, pais e demais interessados. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas no site www.bombinhas.sc.gov.br.
Adicionar Comentário