O uso de vários documentos em uma única carteira pode estar com os dias contados em Santa Catarina. A partir de agora, todas as carteiras de identidade produzidas no Estado apresentam o número do CPF e também do RG do cidadão, no chamado “documento único”.
O projeto é pioneiro no país, e tem como objetivo melhorar e tornar mais seguro o sistema de identificação civil, integrando as bases de dados estaduais com o cadastro nacional do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A medida evitaria fraudes e criação de RGs em nome de terceiros.
Somente no primeiro dia de atendimento para emissão do novo documento, o sistema integrado identificou 27 inconsistências por meio do cruzamento de dados da base estadual com a base da Receita Federal.
Segundo o Governo do Estado, o lançamento da nova identidade não tira a validade dos documentos atuais. Por isso, não há necessidade de solicitar um novo RG. Porém, no futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.
Portanto, a emissão do novo documento não é obrigatória por enquanto. O cidadão que ainda não possui o documto, poderá emitir de forma gratuita, somente com agendamento através do site do Instituto Geral de Perícias (IGP). Quem já tem, mas quer ter a nova, precisa agendar uma segunda via e pagar uma taxa de R$ 40,95.
Adicionar Comentário