A dificuldade de transitar entre as cidades do Litoral Norte de Santa Catarina foi o principal assunto da segunda reunião do conselho formado por empresários e poder público da região. Presidido pela empresária Gabriela Kelm, o encontro desta segunda-feira (21) teve a participação da deputada estadual Paulinha, do deputado federal Jorge Goetten, do presidente da Amfri e prefeito de Bombinhas, Paulinho, além de outros prefeitos e lideranças empresariais.
Entre as propostas defendidas pelo conselho estão o Corredor Litorâneo, que prevê uma rodovia paralela à BR-101 entre Joinville e Biguaçu. Outra iniciativa é o Promobis, que conta com três obras principais: o túnel submerso para interligar Itajaí e Navegantes, um sistema de transporte integrado com ônibus elétrico entre os municípios e a mobilidade ativa em Balneário Camboriú.
A deputada estadual Paulinha reforçou que a mobilidade regional deve ser a prioridade do conselho neste momento. “Queremos levar adiante essas pautas que são defendidas tanto pelo poder público quanto pelo setor produtivo. É uma iniciativa inédita, uma união de esforços que vai trazer desenvolvimento para os municípios da nossa região”, destacou a parlamentar.
Outros modais de transporte da Foz do Rio Itajaí (Amfri) também pautaram a reunião, como a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes, o crescimento dos portos da região e a possibilidade de construir novas ferrovias.
Próximos passos
Para o encontro de setembro, o conselho busca reunir a bancada federal de Santa Catarina para que a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense seja na sede da Amfri. Além disso, o grupo também está articulando uma reunião com o governador Jorginho Mello para tratar as principais demandas da região.
Adicionar Comentário