Missa de Abertura da pesca Artesanal da Tainha Acontece no domingo, 30 abril, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, uma celebração com participação de todos os atores envolvidos no processo da pesca artesanal da tainha: pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes, este ano já em sua 14ª edição.
É momento de agradecer a safra de 2022 e pedir a bênçãos sobre as tripulações e familiares, camaradas que incansavelmente onde nem amanheceu e já estão nas praias, e seguem com o olhar no mar até anoitecer, e durante a noite muitos permanecem nas vigias. E claro, sobre as rainhas, protagonistas deste momento, as Canoas de Um Pau Só!
É importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só de Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, Termo de Registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC. E tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.
A realização da Missa é da Comunidade pesqueira de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, por meio da FMC, e Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. #aberturadapescadatainha#Missa#pescaartesanaldatainha#patrimonioculturalimaterial#patrimoniocultural#patrimonioimaterial#canoadeumpauso#comunidadepesqueira#bombas#pescaartesanal#boméaqui
Adicionar Comentário