Sinais são usados para limitar a área vigiada e informar as condições de banho
Uma das primeiras ações dos veranistas ao chegar à praia deve ser verificar qual é a cor das bandeiras no mar. Elas são usadas para limitar a área vigiada e informar as condições do mar por meio de cores.
Muitas pessoas não sabem é por que o vermelho, o amarelo e o verde são as cores escolhidas. A bandeira verde informa que se pode nadar e tomar banho, desde que cumprindo todas as regras de segurança e recomendações para o local.
A bandeira amarela significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não é recomendado nadar neste local. Esta bandeira é colocada na presença de correntes marítimas fortes.
A bandeira vermelha mostra que o mar está perigoso e deve-se evitar até mesmo entrar na água. Esta bandeira é um alerta da maior importância e deve ser prontamente cumprido.
Em Itapema, mesmo com bandeira vermelha, banhistas se aventuravam e deram trabalho aos Guarda vidas, que orientavam para evitar aquele local.
“Independente da bandeira, sempre existe risco. Quando for se banhar, a pessoa deve ter cuidado para não ultrapassar a água da altura da cintura, não se arriscar em locais profundos, reduzindo o risco de afogamentos ou de ser arrastado pela correnteza”, alertam os Guarda vidas”.
Em caso de dúvida sobre a segurança do local onde pretende mergulhar, é importante pedir orientações aos guarda-vidas.
Fonte: G7 SC
Adicionar Comentário