Três imigrantes nigerianos passaram onze dias escondidos no leme de um cargueiro para chegar às Ilhas Canárias, na Espanha. O momento em que eles foram encontrados foi compartilhado pela Sociedade de Segurança e Resgate Marítimo do país e mostra os perigos da viagem clandestina.
Sentados no topo do leme, com os pés pendurados a apenas alguns centímetros da água e pouca roupa que protegesse a pele do sol, eles viajaram 4.600 quilômetros de Lagos, na Nigéria, até chegar ao porto de Las Palmas na tarde de segunda-feira (28). Com sinais de desidratação e hipotermia, os três precisaram ser transferidos para um hospital da ilha. Um deles permanece internado.
Quando tiverem alta, segundo a delegação do governo espanhol nas ilhas, os três serão enviados de volta ao país de origem.
O percurso feito por eles é bastante utilizado por migrantes e refugiados do norte e oeste da África, que chegam às Ilhas Canárias todos os anos. A maioria faz a perigosa travessia do Atlântico em barcos lotados depois de partir da costa do Marrocos, do Saara Ocidental, da Mauritânia e até do Senegal.
Somente neste ano, mais de 11.600 pessoas chegaram às ilhas espanholas de barco, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da Espanha.
* Com informações da Associated Press
Adicionar Comentário