Na sessão ordinária desta segunda-feira (14) foi exibido o vídeo do segundo homenageado do programa “Pescador de Valor – O que vi e vivi”. Desta vez, a história escolhida foi a de Anílio do Carmo Santiago, morador do centro de Porto Belo que, por 33 anos, viveu do que o mar provinha para ele. A reunião também marcou a aprovação do projeto de lei que instituiu a homenagem, o que faz com que o tributo se consolide em um acontecimento anual, a ser realizado todo mês de junho, em alusão ao Dia do Pescador. Idealizado pelo vereador Willian Ismael dos Santos (PP), o Zé do Araçá, e produzido pela Câmara, a proposta tem como intuito valorizar a sabedoria tradicional desses homens do mar.
Em seu vídeo, Anílio relatou seu respeito pela pesca, se emocionou ao lembrar as dificuldades, o tempo longe de casa e os riscos corridos sob mar agitado, que servia tanto de local de trabalho como abrigo para um jovem que, com apenas 17 anos, entrou nesse meio. Hoje, aos 83 anos e aposentado, mora com a esposa Tarcilia, com quem teve quatro filhos, no chão que herdou de seus pais. Para além da pesca, Anílio relembrou das brincadeiras de quando era criança e de como era Porto Belo antigamente.
Você pode acompanhar ao vivo as reuniões do Legislativo no Facebook e Youtube.
VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL
Além da homenagem aos pescadores, Willian aprovou mais um projeto de sua autoria durante a 22ª sessão ordinária. Também em formato de exibição de vídeos, o PL 25/2021 institui o programa “A história não contada”. O projeto visa mostrar depoimentos de moradores antigos e populares de Porto Belo e deve acontecer em outubro – mês que faz referência ao aniversário da cidade.
Adicionar Comentário