Em entrevista no programa Canal 100 de quinta-feira (12), o prefeito de Bombinhas, Paulo Dalago Muller (Paulinho), expôs que o Instituto do Meio Ambiente (IMA), não realiza corretamente as análises de balneabilidade das praias. Nesta semana foi noticiado que a praia de Mariscal perdeu o certificado internacional Bandeira Azul por apresentar qualidade da água imprópria para banho. Paulinho afirma que o instituto não realizou as coletas e que o laboratório contratado pelo município, atesta a qualidade da água.CLIQUE E PARTICIPE DO GRUPÃO NO WHATSAPP DA RÁDIO MENINA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
“Nós tivemos a prova que o IMA não coleta em lugar nenhum, nem em Balneário Camboriú, nem Itapema, nem Porto Belo, Bombinhas, o IMA não coleta. Porque os próprios funcionários do IMA alegaram hoje em oficio que eles não têm veículo para vir até o local. Então, se não tem veículo para vir até aqui coletar as amostras, como podem dizer que a praia não tem balneabilidade?”, contesta.
Paulinho alega que para receber o selo Bandeira Azul, o município também precisa contratar um laboratório para realizar as análises de balneabilidade que são confrontadas com as análises do IMA.
“Porém, desde novembro as praias de Bombinhas estão dando impróprias para banho, então questionei o IMA quais eram as características dessas coletas, de que forma eram feitas e quais eram os embasamentos técnicos. Eu fiz esse questionamento dia 22 de novembro e até hoje não obtive resposta”, destaca.
O município entrou com uma ação judicial contra o Instituto do Meio Ambiente para obter as respostas sobre os dias em que as coletas são realizadas, quais as formas e quais os veículos que vão até o município realizar a coleta.
BANDEIRA AZUL
Bandeira Azul é um selo internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo e está presente em mais de 45 países. Em Balneário Camboriú, as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho obtiveram o título para a temporada de 2023. A renovação é concedida mediante a avaliação do cumprimento de 34 critérios que abrangem gestão ambiental, informação e educação ambiental, segurança e qualidade de água. No site do órgão, a Praia de Mariscal não integra mais a lista de praias premiadas.
(Canal 100 – Rádio Menina)
Adicionar Comentário