O governo de Santa Catarina começou a distribuir novas remessas de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (9). Por conta do atraso no calendário em 78 cidades, o Estado envia doses extras para esses municípios equilibrarem o cronograma de vacinação e chegarem na imunização das pessoas a partir de 40 anos.
São 43,4 mil vacinas divididas aos municípios considerados atrasados na imunização. As demais cidades recebem 140 mil vacinas para uso como primeira dose (D1). Duas novas remessas chegaram a Santa Catarina nanoite de quinta-feira (8).
O primeiro lote, com 122.850 doses da Pfizer, chegou ao aeroporto de Florianópolis às 18h15. O segundo lote, com 34.400 doses da vacina Coronavac, desembarcou naCapital por volta das 23h50.
Desde o início da manhã, 17 centrais regionais recebem novos imunizantes. Segundo o governo catarinense, as doses serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população em geral por faixa etária, além do grupo dos trabalhadores industriais. Para isso, os municípios devem destinar 30% das doses recebidas para esse grupo.
Os bancários e trabalhadores dos correios, que o Ministério da Saúde anunciou como prioritários esta semana, não têm previsão de imunização em Santa Catarina, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). O Estado e também prefeituras procuradas pelo G1 nesta sexta informaram que aguardam as orientações sobre a vacinação desses trabalhadores.
Se de um lado as 78 cidades estão atrasadas na vacinação, Marema e Santiago do Sul, no Oeste de Santa Catarina, estão próximas de vacinar todos os moradores com a primeira dose contra o coronavírus, conforme o Monitor da Vacina. Ambos os municípios iniciaram, até esta quinta-feira (8), a imunização em mais de 70% da população.
Além delas, outras 87 cidades de SC aparecem na lista com pelo menos uma aplicação em mais de 50% da população, segundo dados são da reportagem do NSC Total.
Covid-19 em SC
Dados do Painel de Vacinação, atualizados nesta sexta, mostram que 2.964.609 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número de pessoas que foi imunizado também com a segunda chegou a 928.030.
Fonte: G1 SC
Adicionar Comentário