Na tarde desta quarta-feira (24), os presidentes das câmaras municipais de cidades da região da Foz do Rio Itajaí realizaram uma reunião virtual para tratar da crise sanitária que o Estado vive. Na terça-feira (23), Santa Catarina atingiu a marca recorde de 182 novas mortes por covid-19. O número total de óbitos até essa data é de 9.833. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva beira os 100% e a fila de espera está próxima dos 400 pacientes. Ao menos 190 pessoas já morreram à espera de atendimento em UTIs no Estado.
Proposta pelo vereador Marcelo Werner (PSC), presidente da Câmara de Itajaí, a conversa teve por objetivo reunir os legislativos em uma pauta conjunta, visando reverter o colapso no sistema de saúde da região. “Essa é uma luta comum, uma luta suprapartidária”, defendeu o parlamentar, que sugeriu aos demais produzir um documento conjunto a ser endereçado ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), e ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentando as demandas da região e solicitando uma audiência. O documento deverá ser compilado nos próximos dias, assim como definidas as reivindicações.
Presidente da Câmara de Porto Belo, Joel Orlando Lucinda (MDB), aprovou a iniciativa: “A gente está vivendo uma situação muito difícil, pessoas da cidade estão morrendo por conta dessa pandemia, e a gente depende muito da estrutura hospitalar de outras cidades, como Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú. Então, a gente precisa se unir e tentar achar soluções”, ressaltou.
Além de Marcelo e de Joel, participaram os presidentes das câmaras de Bombinhas, Tiago Antônio de Souza (PDT), Itapema, Carlos Alexandre Ribeiro (Progressistas), Balneário Camboriú, Marcos Kurtz (Podemos), e Penha, Maurício Olívio Brockveld (MDB).
Adicionar Comentário