A plataforma flutuante onde estão as motobombas de captação de água bruta, no Rio Itajaí-Mirim, sofreu danos, provavelmente pelo impacto de materiais trazidos pela forte correnteza durante a madrugada. Na manhã desta segunda-feira (09), a estrutura afundou parcialmente e tão logo as equipes técnicas foram acionadas, com apoio de guindaste, para recuperar a estrutura.
O equipamento tem função de captar a água bruta para as estações de tratamento (ETAs). Outro sistema, instalado em 2021, está em pleno funcionamento e mantém o serviço das ETAs em operação.
Com a alta turbidez no rio, por volta de 1300 NTUs (unidades de turbidez) registrada às 14h30, a operação das estações está reduzida e os reservatórios São Roque e Arapongas apresentam 15% e 50% da capacidade respectivamente.
Em Navegantes, a produção foi reduzida ao mínimo e é possível que seja necessário desligar parte do bombeamento. Nesta segunda-feira (09) houve aumento de consumo e há baixas pressões e desabastecimento de água em alguns pontos da cidade.
A Sesan reforça o pedido de colaboração dos usuários com consumo consciente e que evite desperdícios de água potável.
Adicionar Comentário