O prefeito interino Joel Orlando Lucinda venceu a eleição suplementar de Porto Belo que aconteceu neste domingo(05).
A nova eleição foi marcada “após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020”. No caso do prefeito (Emerson Stein), para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano. Já o vice (Elias Cabral) optou por não assumir o comando do município, para retomar a carreira de servidor na Rede Estadual de Ensino.
Os candidatos à prefeitura de Porto Belo eram David Jordelino da Silva (PRTB), Joel Orlando Lucinda (MDB) e Rosaura de Oliveira Rodrigues (PT).
A candidatura do Sgto David, como é conhecido ocorreu sob judice, segundo julgado em duas instâncias da justiça eleitoral, por não respeitar o prazo de filiação ao partido, cabe recurso ao TSE.
Depois de várias audiências públicas nos dias que antecederam as eleições, o município foi destaque pela transparência e lisura do processo. Transmitindo pelos canais digitais do TRE-SC, todo o processo pode ser acompanhado pelo cidadão, desde a chegada das urnas, o sorteio de uma delas para uma votação paralela, a apuração dos votos que contou inclusive com nova tecnologia a ser apresentado agora ao TSE.
Estiveram presentes no município de Porto Belo acompanhando todo o processo a Ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri, o Presidente do TRE-SC Leopoldo Augusto Bruggemann, Diretor Geral Gonsalo Agostini Ribeiro e o Juiz Eleitoral José Adilson Bitencourt Junior.
O resultado oficial da eleição saiu exatamente 1 hora após o término das eleições:
Adicionar Comentário